Os nativos digitais e o impacto deles nas organizações

20 de outubro de 2022

Este conteúdo foi produzido por transforme.tech

Outubro é marcado por uma data muito conhecida e esperada: o dia das crianças. Sem dúvidas, as crianças são seres preciosos que muito nos ensinam, trazem alegria, cativam e nos fazem admirar e  enxergar o mundo com mais  pureza.


Elas são incríveis e nos surpreendem constantemente. Podem passar gerações e gerações, mas, sua essência não muda. Outro aspecto interessante é ver como as crianças se desenvolveram ao longo das últimas décadas. Se você tem mais de 30 anos, ao observar as crianças atuais, com certeza já falou a famosa frase: no meu tempo era bem diferente...


De fato, com a globalização, modernização e o avanço do mundo digital, muitas coisas mudaram. E a relação dos seres humanos com essas novas tecnologias também. Para seguir as inovações presentes em nossa realidade, foi preciso adaptação. As crianças que nasceram em contato com a cultura digital são conhecidas como nativos digitais. Você já ouviu falar sobre isso?


O termo nativos digitais foi utilizado pela primeira vez no ano de 2001, pelo escritor e palestrante Marc Prensky, que pretendia definir aqueles que por crescerem em uma cultura onde a tecnologia e a tendência digital estavam presentes, acabaram desenvolvendo habilidades diferenciadas, como conseguir processar múltiplas informações e facilidade para utilizar intuitivamente aparelhos tecnológicos, como celulares, tablets, computadores, vídeo-games, etc.


A geração dos nativos digitais possui características únicas, algumas delas são: facilidade de absorver informações; habilidade de realizar várias tarefas simultaneamente; comunicação via mensagens instantâneas; dificuldade de concentração; muito contato com aparelhos tecnológicos e pouco contato com analógicos e consciência social. 


E como isso pode interferir nas organizações? Simplesmente pelo fato de que os hábitos, comportamentos, o  jeito de consumir e pensar mudaram significativamente.


Acredita-se que a chegada dos nativos digitais impactará um futuro breve das organizações. Não só pela maneira de consumir, mas também, na forma de realização das atividades sociais, o trabalho e a gestão. Sua organização está preparada para isso?


Aderir às transformações digitais é um grande passo para as organizações que querem ser vistas e lembradas pelos seus parceiros, apoiadores, membros e consumidores. Conhecer as características principais dos nativos digitais é um grande passo para se  preparar  para o novo tipo de colaborador, atendido, voluntário e  doador. Os recursos tecnológicos são ferramentas essenciais para o processo de transformação de realidades. 


Não deixe sua organização de fora do futuro! Busque ferramentas que auxiliem  no processo de automatização na gestão de dados, sistemas integrados, facilidade na usabilidade, atendimento social, disposição de dados reais, mensuração de impacto, entre outros processos.


Isso trará resultados positivos não só para sua organização, que oferecerá um excelente serviço, mas também para seu público alvo que desfrutará de uma experiência única de transformação. O futuro digital é um caminho sem volta.




A transforme.tech surgiu em 2016, com o objetivo de oferecer uma solução de gestão completa para organizações do terceiro setor. Feita por pessoas e para pessoas, a plataforma transforme.tech permite descomplicar e automatizar diversos processos organizacionais usando a tecnologia, trazendo a modernidade como catalisador na transformação de realidades. 


Contato: falecomagente@transforme.tech



Inscreva-se na nossa Newsletter

Últimas publicações

Por Mariana Moraes 11 de dezembro de 2025
Antes de definir metas ou pensar nos posts do ano, olhe para dentro da sua organização. Saiba aqui o que se perguntar antes de montar seu planejamento estratégico.
Por Instituto Phomenta 2 de dezembro de 2025
Este é o primeiro de cinco artigos da série intitulada Vozes dos Territórios: uma jornada decolonial na Filantropia Brasileira. A série dedica-se a compartilhar com o ecossistema de impacto as experiências e aprendizados na construção da Comunidade Territórios do Amanhã - uma iniciativa Próspera Social, com realização do Instituto Phomenta. 
Por Agnes Santos 17 de novembro de 2025
Descubra por que encontros presenciais fortalecem sua ONG e aprenda a organizá-los de forma estratégica e eficiente.
Por Maria Cecilia Prates 28 de outubro de 2025
Nem tudo que é medido gera impacto real. Este artigo reflete sobre os riscos da obsessão por métricas no Terceiro Setor e como o foco excessivo em números pode distorcer o verdadeiro propósito social das organizações.
Por Rosana Meneses 16 de outubro de 2025
Entre metas, editais e sobrecarga, muitas gestoras do Terceiro Setor vivem o desafio de fazer tudo sozinhas. Neste relato,você verá lições práticas sobre como equilibrar a gestão de projetos e a captação de recursos sem perder a saúde, nem o propósito.
Por Fernando Porto 13 de outubro de 2025
Aprenda como usar o storytelling para engajar e inspirar. Descubra como ONGs podem criar narrativas autênticas que despertam empatia, fortalecem vínculos e mobilizam doadores.
mostrar mais

Participe do nosso grupo no WhatsApp para receber nossos conteúdos em primeira mão

Entrar para o grupo