Este conteúdo foi produzido por Juracy Domingos, advogada trabalhista e do terceiro setor (Instituto Pro Bono)
Modelo de Termo de Adesão ao Trabalho Voluntário
Criada em 1998, a lei 9.608, conhecida como Lei do Voluntariado, veio para estabelecer a segurança jurídica necessária para que entidades sem fins lucrativos pudessem contar com a colaboração do trabalho gratuito e não tivessem surpresas com débitos trabalhistas, previdenciários e fiscais.
Esta norma é uma excepcionalidade dentro da lógica que orienta o direito do trabalho, visto que a regra é que todo trabalho tem uma remuneração correspondente. Como exceção, obrigatoriamente, o serviço voluntário deve ser formalizado por meio de um termo de adesão no qual a organização estabelece as obrigações do voluntário, não existindo, por consequência, nenhuma contrapartida remuneratória, somente a sensação de dever cumprido em favor da coletividade.
Sendo assim, o trabalho voluntário não gera vínculo de emprego nem obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou fiscal. É importante lembrar que as despesas que o voluntário realizar no desempenho de suas tarefas devem ser previamente autorizadas e ressarcidas.
Diferente do trabalho tradicional, o voluntário pode ser pessoa de qualquer idade, inclusive crianças e adolescentes, desde que estejam autorizados pelos responsáveis e, é claro, desde que o trabalho seja compatível com a idade do menor e esteja adequado ao plano estratégico da organização.
Nesse artigo, você encontra 6 dicas do Movimento Arredondar para impulsionar as primeiras ações do setor de voluntariado da organização: ler artigo.
Já aqui, você baixa o modelo do “Termo de Adesão ao Trabalho Voluntário” que preparamos para ajudá-la(o) na adequação dos aspectos jurídicos do voluntariado na sua ONG.
Vale ressaltar que, o perfil do voluntário no Brasil tem mudado bastante nas últimas décadas. Segundo a Pesquisa Voluntariado no Brasil 2021, 56% da população adulta já participou de alguma atividade voluntária.
Em 2001, eram apenas 18% e, em 2011, 25%. Esse crescimento revela a força do voluntariado no país. Atualmente, 34% dos brasileiros estão ativos em ações sociais, o que representa cerca de 57 milhões de pessoas engajadas em causas como educação, saúde, meio ambiente e assistência humanitária.
Além do aumento no número de participantes, cresceu também a dedicação dos voluntários. Em 2011, a média era de 5 horas por mês. Já em 2021, esse tempo subiu para 18 horas mensais, quase quatro vezes mais. Na prática, cada voluntário doa, em média, o equivalente a 12 partidas completas de futebol todo mês. Esses dados mostram que a pandemia e a valorização das causas sociais ampliaram não só o alcance, mas também a intensidade do trabalho voluntário no Brasil.
Revisão: Daíse de Felippe e Flávia D'Angelo (Phomenta), com atualização da equipe editorial do Portal do Impacto em 2025.
Palavras chave: sua ong do zero, criar sua ong do zero, criar uma ong, criar uma ong do zero, sua osc do zero, criar sua osc do zero, criar uma osc, criar uma osc do zero.
Inscreva-se na nossa Newsletter
Últimas publicações
Participe do nosso grupo no WhatsApp para receber nossos conteúdos em primeira mão