Indicadores Sociais, a gestão da Informação

16 de dezembro de 2020

No texto anterior dissemos que “indicadores são informações”, e falamos em detalhes sobre indicadores de gestão organizacional. Agora, vamos ampliar nosso olhar e adicionar à conversa a gestão da informação discutindo os principais desafios que temos em relação a essa área tão importante dentro do terceiro setor.


Ter tempo para colher e armazenar informações


Normalmente, quem está no terceiro setor tem pressa. Pressa em fazer seu trabalho e em fazer as coisas acontecerem para mudar o mundo. E nessa pressa, acabamos considerando colher e analisar informações como menos importante e deixamos pra depois - ou pra nunca.


Acontece que com isso a gente acaba criando uma barreira que só vai ser quebrada quando acreditarmos na importância dessas informações. Quando somos líderes, nosso papel é demonstrar e reforçar a importância de dados e informações para o futuro de nossas organizações.


E como solucionar a questão do tempo? Essa é mais fácil: inclua o tempo da gestão de informação dentro da tarefa. Por exemplo: se fazer o acolhimento (
onboarding) de funcionários ou voluntários demora 20 minutos, acrescente 10 minutos (ou o tempo que precisar) para organizar a papelada e colocar as informações necessárias no banco de dados. Assim, você passa a considerar que o acolhimento (onboarding) completo dura 30 minutos.


Transformar informações em sabedoria


Não adianta só colher e armazenar informações, e depois não fazer nada com elas. É verdade que é necessário armazenar informações por um tempo como sementes, antes que elas comecem a brotar. Mas não esqueça delas! Quando você tiver uma quantidade interessante de informações armazenadas, comece a analisá-las:


  • O valor das informações está aumentando ou diminuindo com o tempo? Por que será?
  • O valor está estável, mas tem uma que é bem maior ou menor que as outras? O que aconteceu de diferente nessa atividade no momento que você colheu a informação?
  • Quando você faz mudanças na sua atividade, o que acontece com o valor, aumenta ou diminui?
  • Como o valor da atividade mais recente se compara com os valores anteriores? 


Marque um horário na sua agenda para fazer essa análise e, quando necessário, inclua sua equipe na conversa. Use as conclusões a que você chegar para tomar decisões. Por exemplo, se um valor está caindo quando vocês gostariam que estivesse subindo, tem algo errado. Reveja a atividade, faça mudanças, colha novos dados e compare novamente.


Tão importante quanto colher informações é analisá-las em busca de conclusões que sua organização pode usar para tomar de
decisões. Quando usamos indicadores para tomar decisões, temos insumo para tomar decisões melhores e temos instrumentos para verificar os resultados gerados.


E para vocês empreendedores do terceiro setor, como anda a Gestão de informação da sua organização? Deixe nos comentários.


Por: Luiza Campos

Formada em Economia e com um MBA, trabalha com gestão de voluntariado há 5 anos. Cria conteúdo no movimento3.com com o objetivo de apoiar organizações e pessoas a se desenvolverem e se envolverem com o terceiro setor.

Linkedin | Medium


Inscreva-se na nossa Newsletter

Últimas publicações

Por Mariana Moraes 11 de dezembro de 2025
Antes de definir metas ou pensar nos posts do ano, olhe para dentro da sua organização. Saiba aqui o que se perguntar antes de montar seu planejamento estratégico.
Por Instituto Phomenta 2 de dezembro de 2025
Este é o primeiro de cinco artigos da série intitulada Vozes dos Territórios: uma jornada decolonial na Filantropia Brasileira. A série dedica-se a compartilhar com o ecossistema de impacto as experiências e aprendizados na construção da Comunidade Territórios do Amanhã - uma iniciativa Próspera Social, com realização do Instituto Phomenta. 
Por Agnes Santos 17 de novembro de 2025
Descubra por que encontros presenciais fortalecem sua ONG e aprenda a organizá-los de forma estratégica e eficiente.
Por Maria Cecilia Prates 28 de outubro de 2025
Nem tudo que é medido gera impacto real. Este artigo reflete sobre os riscos da obsessão por métricas no Terceiro Setor e como o foco excessivo em números pode distorcer o verdadeiro propósito social das organizações.
Por Rosana Meneses 16 de outubro de 2025
Entre metas, editais e sobrecarga, muitas gestoras do Terceiro Setor vivem o desafio de fazer tudo sozinhas. Neste relato,você verá lições práticas sobre como equilibrar a gestão de projetos e a captação de recursos sem perder a saúde, nem o propósito.
Por Fernando Porto 13 de outubro de 2025
Aprenda como usar o storytelling para engajar e inspirar. Descubra como ONGs podem criar narrativas autênticas que despertam empatia, fortalecem vínculos e mobilizam doadores.
mostrar mais

Participe do nosso grupo no WhatsApp para receber nossos conteúdos em primeira mão

Entrar para o grupo