Como fazer Mapeamento de Habilidades: o exercício que pode contribuir para a sua OSC

15 de agosto de 2024

Confira um exercício que vai te ajudar a identificar as habilidades técnicas (hard skills) e as habilidades interpessoais (soft skills) que você e sua equipe têm.

Você já parou para pensar sobre as habilidades que você e a sua Organização da Sociedade Civil (OSC) possuem? Aqui queremos propor um exercício dinâmico e reflexivo, chamado "mapeamento de habilidades". A atividade visa ajudar você a se localizar no território íntimo, além de observar a atuação da sua OSC. Aguçou a sua curiosidade? Pegue uma caneta e uma folha em branco, e vamos iniciar esse processo!


O que é Mapeamento de Habilidades:


O exercício de mapeamento de habilidades é uma atividade que propõe uma análise profunda das
competências técnicas, interpessoais e socioemocionais de uma pessoa ou de uma Organização da Sociedade Civil (OSC). Ao dividir essas habilidades em colunas específicas, o exercício permite melhor visualização do que cada indivíduo ou a OSC trazem consigo. Isso não apenas aumenta o autoconhecimento, mas também oferece informações sobre forças e as oportunidades de desenvolvimento.


Na prática, ele pode ser um ponto de partida para o planejamento estratégico, além de auxiliar na gestão de talentos e o aprimoramento do impacto social.


Como realizar o Mapeamento de Habilidades


Preparação do Ambiente


  • Pegue uma folha em branco e uma caneta.
  • Encontre um local tranquilo, onde possa se concentrar.
  • Se desejar, coloque uma música de fundo para criar um ambiente agradável.


Baixe aqui a tabela

Mapeamento de Habilidades


  • Divida sua folha em três colunas na frente e no verso. Em ambos os lados, na primeira coluna escreva "Habilidades Técnicas" e, na segunda, "Habilidades Interpessoais". A terceira coluna ficará em branco, mas vamos voltar a ela depois!


  • Na frente, preencha as colunas 1 com as suas habilidades técnicas e a 2 com as suas habilidades interpessoais. 


  • No verso da folha, preencha conforme as informações da sua organização. Pense "E se minha OSC fosse uma pessoa?" Use sua imaginação e liste as habilidades que ela teria. Olhe para o dia a dia da OSC para isso! Na primeira coluna, de habilidades técnicas, podem entrar atividades como organizar arquivos e atendimento às pessoas, por exemplo. 


  • Agora iremos para as colunas em branco, tanto para você quanto para sua OSC. Primeiro, você vai colocar quais são as habilidades socioemocionais que a sua OSC precisa desenvolver, logo depois imagine o mesmo para você. Isso mesmo, vamos começar ao contrário agora, primeiro a OSC, depois você. A ordem é relevante, assim você parte do campo macro, fora, para o micro, dentro. Do mundo para você.



Ao realizar esse exercício, você poderá se deparar com descobertas surpreendentes sobre si mesmo e a sua OSC. Não se preocupe se surgirem muitas dúvidas, pois esse é um processo individual e único para cada um.


O mapeamento de habilidades tem o poder de revelar suas potências e carências, fornecendo clareza sobre os caminhos a seguir no desenvolvimento emocional. Aproveite essa oportunidade para compartilhar o exercício com os membros da sua OSC, essa iniciativa traz diferentes abordagens para a mesma situação, enriquecendo a visão sobre a organização.


Para adentrar mais no assunto, visite os outros artigos sobre nossa série voltada ao desenvolvimento emocional.


Inscreva-se na nossa Newsletter

Últimas publicações

Por Mariana Moraes 11 de dezembro de 2025
Antes de definir metas ou pensar nos posts do ano, olhe para dentro da sua organização. Saiba aqui o que se perguntar antes de montar seu planejamento estratégico.
Por Instituto Phomenta 2 de dezembro de 2025
Este é o primeiro de cinco artigos da série intitulada Vozes dos Territórios: uma jornada decolonial na Filantropia Brasileira. A série dedica-se a compartilhar com o ecossistema de impacto as experiências e aprendizados na construção da Comunidade Territórios do Amanhã - uma iniciativa Próspera Social, com realização do Instituto Phomenta. 
Por Agnes Santos 17 de novembro de 2025
Descubra por que encontros presenciais fortalecem sua ONG e aprenda a organizá-los de forma estratégica e eficiente.
Por Maria Cecilia Prates 28 de outubro de 2025
Nem tudo que é medido gera impacto real. Este artigo reflete sobre os riscos da obsessão por métricas no Terceiro Setor e como o foco excessivo em números pode distorcer o verdadeiro propósito social das organizações.
Por Rosana Meneses 16 de outubro de 2025
Entre metas, editais e sobrecarga, muitas gestoras do Terceiro Setor vivem o desafio de fazer tudo sozinhas. Neste relato,você verá lições práticas sobre como equilibrar a gestão de projetos e a captação de recursos sem perder a saúde, nem o propósito.
Por Fernando Porto 13 de outubro de 2025
Aprenda como usar o storytelling para engajar e inspirar. Descubra como ONGs podem criar narrativas autênticas que despertam empatia, fortalecem vínculos e mobilizam doadores.
mostrar mais

Participe do nosso grupo no WhatsApp para receber nossos conteúdos em primeira mão

Entrar para o grupo