3 dicas de materiais para ajudar a melhorar a comunicação da sua ONG

7 de outubro de 2021

Costumo repetir que a comunicação é a espinha dorsal de qualquer organização. Leio e me capacito sobre o assunto sempre que posso. Inclusive, aqui mesmo no Portal do Impacto, temos uma aba só com conteúdos sobre comunicação e marketing, à qual recorro vira e mexe para tirar alguma dúvida ou relembrar algum conceito.


Também tenho uma pasta com meus materiais preferidos, que me ajudam na parte do planejamento estratégico de comunicação e nas ações mais simples de minha organização. Separei três desses materiais para compartilhar com vocês:


1 - Como construir um calendário de postagens para as redes sociais: às vezes, para começar, é sempre bom ter uma referência. Quando comecei a cuidar do calendário de postagens de minha organização, me inspirava nos materiais da Rock Content, parceiro do Portal.


Veja aqui os 4 passos sugeridos pela Rock Content para criar um “calendário editorial”.


2 - Como fazer uma comunicação inclusiva: devemos ter muito cuidado para que a nossa comunicação não seja excludente e racista e não reproduza sexismos e estereótipos de gênero. Quando estou em dúvida, sempre acesso este compilado da Diversity Bbox e, principalmente, este material da União Europeia, que oferece exemplos e orientações práticas de utilização da linguagem e dos conteúdos visuais.


3 - Como escrever o release ideal para divulgar a sua ONG: quem está numa ONG de pequeno ou médio porte financeiro já deve ter se deparado com a necessidade de contratar um profissional ou atrair um voluntário responsável por escrever os famosos press releases. Esse conceito refere-se a um tipo de comunicado feito especificamente para os veículos de comunicação e é muito usado pelas assessorias de imprensa para divulgar eventos, lançamentos, novidades, entre outros. Um “release ideal” é uma ferramenta poderosa para a ONG, pois pode ajudar a gerar mídia espontânea, ou seja, aquelas que não têm custos. Para mais informações e dicas sobre o release, recomendo dois materiais que estão disponíveis na internet: esse, que explica os oito tipos comuns de releases; e esse, que aponta sete passos simples para escrever um release e chamar a atenção da imprensa.



Dica extra: aproveite os cursos gratuitos do Portal do Impacto em parceria com a Rock Content:



Continue navegando pelo Portal do Impacto. Não encontrou o assunto desejado? Envie-nos sugestões através do canal ou pelo e-mail portaldoimpacto@phomenta.com.br.



Daiany França

Daiany França Saldanha é responsável pelo editorial do Portal do Impacto.


Inscreva-se na nossa Newsletter

Últimas publicações

Por Mariana Moraes 11 de dezembro de 2025
Antes de definir metas ou pensar nos posts do ano, olhe para dentro da sua organização. Saiba aqui o que se perguntar antes de montar seu planejamento estratégico.
Por Instituto Phomenta 2 de dezembro de 2025
Este é o primeiro de cinco artigos da série intitulada Vozes dos Territórios: uma jornada decolonial na Filantropia Brasileira. A série dedica-se a compartilhar com o ecossistema de impacto as experiências e aprendizados na construção da Comunidade Territórios do Amanhã - uma iniciativa Próspera Social, com realização do Instituto Phomenta. 
Por Agnes Santos 17 de novembro de 2025
Descubra por que encontros presenciais fortalecem sua ONG e aprenda a organizá-los de forma estratégica e eficiente.
Por Maria Cecilia Prates 28 de outubro de 2025
Nem tudo que é medido gera impacto real. Este artigo reflete sobre os riscos da obsessão por métricas no Terceiro Setor e como o foco excessivo em números pode distorcer o verdadeiro propósito social das organizações.
Por Rosana Meneses 16 de outubro de 2025
Entre metas, editais e sobrecarga, muitas gestoras do Terceiro Setor vivem o desafio de fazer tudo sozinhas. Neste relato,você verá lições práticas sobre como equilibrar a gestão de projetos e a captação de recursos sem perder a saúde, nem o propósito.
Por Fernando Porto 13 de outubro de 2025
Aprenda como usar o storytelling para engajar e inspirar. Descubra como ONGs podem criar narrativas autênticas que despertam empatia, fortalecem vínculos e mobilizam doadores.
mostrar mais

Participe do nosso grupo no WhatsApp para receber nossos conteúdos em primeira mão

Entrar para o grupo