Hora de revisar, elaborar e executar o Planejamento Estratégico da OSC
“2023! 2023! 2023!” Todos ansiosos pela virada do ano. Eu, particularmente, não via a hora de virarmos a página depois de tanta luta e sofrimentos enfrentados em 2022. É certo que, muita coisa a gente leva na mente e no coração, mas a concretização de um novo tempo nos dá um gás para temos esperança de dias melhores. Bom, ele chegou, já estamos quase na metade de fevereiro. E agora é hora de revisar ou iniciar, no caso de algumas OSCs (Organizações da Sociedade Civil), os planejamentos estratégicos. Neste portal que eu escrevo, nesta casa Phomenta, eu aprendi em 2020 a importância do planejamento para o crescimento das OSCs. Eu aprendi que muito mais do que manter uma OSC aberta, é importante fazê-la crescer. Para isso, depende de gestão, conhecimento, aprendizado e muita análise. Saber ouvir as pessoas é fundamental.
Eu sou a favor sempre da construção coletiva. Algumas coisas são inegociáveis, como a identidade da OSC (exceto se ela seja revisada também). Então aí está a dica para partirmos no planejamento da OSC. Importante atentar para que, a identidade da OSC seja preservada sempre. As pessoas que são voluntários, colaboradores, parceiros, embaixadores, assim o fazem porque acreditam na causa que a OSC defende e executa.
Geralmente chegamos no dia 3 de janeiro já anotando tudo, mexendo nas planilhas, organizando reuniões e tantos outros compromissos.
Que tal fazer o caminho contrário? Gosto de pensar em um retorno com um belo café para o Time, uma roda de conversa sobre o ano anterior e as nossas expectativas para o ano que se inicia. Isso mesmo, não tem nada de novo nisso, mas tem profundidade, porque liderar é trazer as pessoas para perto e não as levar para longe. E nem pense que as ideias surgirão todas em uma única semana na mente do gestor. Claro que não. Isso é impossível! E isso vale para todos os começos: de ano, de mês, de trimestre…
Planejar demanda tempo
O ideal, assim como as empresas multinacionais e nacionais de grande porte fazem, é pensar, ainda no ano anterior, as novas propostas para a Organização. Assim conseguimos, com calma e organização, direcionar os trabalhos da OSC. Os planejamentos seguirão o norte muito do que os indicadores, monitoramento e avaliação dos projetos sinalizaram. Por isso é extremamente importante executá-los na OSC. Sim, sei, e compreendo perfeitamente que, para OSCs de pequeno porte, esse processo é mais complexo, mas comece aos poucos e à medida que o crescimento acontecer será mais fácil a adaptação.
Planejar norteia e credibiliza a gestão da OSC
A pior coisa é saber qual o rumo a OSC deve tomar. Apagar incêndio não é a melhor coisa, e isso apresenta desorganização diante dos parceiros, dos atendidos e da comunidade onde o trabalho é desenvolvido. Por isso, sem medo, por mais resistências que possa haver da governança, de alguns colaboradores, dedique tempo sim para o planejamento.
Peter Drucker, pai da administração, sempre disse que o planejamento aponta para o futuro, mas que também começa no tempo presente. Talvez você esteja se perguntando: mas qual a ferramenta para utilizar no planejamento? Bem, isso é muito peculiar de cada OSC, depende da infraestrutura, dos recursos financeiros e do conhecimento técnico da parte da gestão. Pesquise. Será encontrada uma que vai se identificar mais com a OSC. Isso se aprende e conquista ao longo do tempo.
Importante é saber que o amanhã chegou e é agora.
Então planeje-se a curto, médio e longo prazo, para que a OSC seja de fato uma ponte entre a comunidade e as políticas públicas que lhe são de direitos, constituídas na Constituição Federal de 1988. Bom ano!