Cuidando de nós para cuidar dos outros
28 de abril de 2020
Saúde mental em tempos de coronavírus
Observando as demandas das organizações da sociedade civil e de seus gestores e funcionários, percebemos cada vez mais que a saúde mental precisa ser um tema abordado e discutido entre todos. O momento atual, mais do que nunca, nos coloca diante de situações nunca antes imaginadas, fazendo aflorar também muitas emoções e angústias que afetam nosso equilíbrio físico e mental, que já é frágil em nossos dias mais rotineiros.
Por isso, em parceria com o Instituto BRB, trazemos algumas dicas de bons hábitos para serem aplicados nesse momento e nos momentos subsequentes à crise atual. E, em parceria com o Grupo Phoenix (Centro de Estudos em Psicologia da Saúde e Tanatologia), iniciamos um projeto para cuidar de quem tanto cuida dos outros.
O mundo todo parou lá fora e aqui dentro, dentro de casa, dentro do quarto, dentro do peito, estamos acuados. O sentimento é de aprisionamento. O inimigo invisível gera receio, medo, pavor. Numa escala rápida a ansiedade cresce e, de repente, nos sentimos sufocados e não somos mais capazes de sermos normalmente quem nós somos.
O mundo globalizado também faz chegar a todo o instante dezenas de informações e não havendo tempo para selecionar o que nos será útil, acabamos absorvendo todas num movimento muito prejudicial, que nos torna reféns de mais e mais notícias. Nesse momento, temos que saber que é hora de parar para que nossa própria saúde mental, tão importante quanto a física, seja preservada.
Enquanto o vírus se espalha e todos os países traçam estratégias para o enfrentamento desse inimigo comum, seguimos fechados em nossos próprios pensamentos.
Para que todos se ajudem, é necessário espalhar dicas e tomar o cuidado de segui-las:
Dicas para Organizações Sociais
- Estabeleça uma rotina: com horários definidos durante o dia, tudo fica mais organizado, inclusive a nossa mente.
- Crie grupos no whatsapp: use a tecnologia a seu favor. Mantenha-se em contato com apoiadores e beneficiados da sua Organização Social. Assim você vai ter a percepção de que as pessoas continuam envolvidas com o seu trabalho.
- Não se deixe influenciar pelas notícias negativas. E tenha cuidado com as fake news. Procure buscar informações em fontes confiáveis.
- Rede de apoio: Estabeleça uma rede de apoio, para compartilhar seus anseios e angústias, ela pode vir de amigos, familiares ou grupos que desenvolvem trabalhos parecidos com o seu. Essa troca de experiências ajuda a colocar em perspectiva as dificuldades de todos.
- Não deixe os pensamentos negativos ficarem gigantes: mesmo se você não puder apoiar as pessoas que normalmente você apoia com seu trabalho, lembre-se que tudo isso é temporário e daqui há alguns meses tudo voltará ao normal.
- Confie: mesmo que o momento esteja extremamente desfavorável, acredite que isso vai passar. Você está acostumado a atuar nas adversidades, acredite que esse momento será superado.
- Não perca a esperança: Muitas são as mobilizações solidárias que estão ocorrendo, por parte da sociedade civil, das instituições de impacto social ou até mesmo do governo. Acredite que esse suporte também chegará a você.
Por: Márcia Macedo
Jornalista do Instituto BRB
Inscreva-se na nossa Newsletter
Últimas publicações
Participe do nosso grupo no WhatsApp para receber nossos conteúdos em primeira mão