Norteadores estratégicos: a importância da missão e visão da sua organização

As respostas que você acha mais difíceis de encontrar estão mais perto do que você imagina. Elaborar a missão e a visão da sua empresa pode (e deve!) ser um mergulho intenso e cheio de insights. E hoje é dia de prender isso de forma prática!
Missão e visão: o que são e como esses norteadores estratégicos atuam?
Quando falamos sobre missão e visão, estamos falando sobre presente e futuro. Ambos os termos estão atrelados ao planejamento estratégico da sua organização. Ou seja, esses norteadores estratégicos são ferramentas necessárias para traçar objetivos e acompanhar resultados organizacionais.
A missão tem a ver diretamente com o propósito da sua organização. Dessa forma, ela olha para o presente, traz o que sua organização faz, como ela faz e para quem ela faz. Ou seja, a missão é bastante operacional, voltada para ação e focada no presente.
Enquanto a visão tem a ver com o sonho da sua organização, ou seja, onde ela quer chegar no futuro. A visão se trata apenas de um texto inspirador para a equipe, mas também um guia para a construção do planejamento do futuro, que vai fomentar as decisões. É mais aspiracional e tem o foco totalmente no futuro.
Construindo a missão e a visão da sua organização:
Bom, agora é hora de construir esses pilares institucionais, não é mesmo? Mas como fazer isso? Pensando nessa experiência, criamos um passo a passo descomplicado para você pensar (ou repensar) a missão e a visão da sua organização. Vem conferir!
- Reúna pessoas estratégicas para esta conversa: este será um momento de muita troca e reflexão. É muito importante que, para essa construção, estejam envolvidas pessoas que fizeram parte da história da sua organização, que entendem do negócio mas que também vibrem e compreendam o motivo da sua organização existir. Elabore uma reunião leve, onde haja presença e qualidade de tempo, para que vocês possam conversar sobre sua organização.
- Crie o espaço seguro para conversa: ao mediar esta reunião, lembre aos participantes que não existe resposta certa ou errada e que o grande exercício é pensar sobre a organização e não trazer percepções pessoais. Eliminar o máximo de viés individual e juízo de valor vai contribuir muito para a troca.
- Comece com perguntas mais gerais para estimular o pensamento e a reflexão: perguntas mais gerais que façam os participantes pensarem em vários aspectos da organização, podem tornar o papo mais leve e também gerar reflexões interessantes. Seguem algumas perguntas que podemos fazer:
- Qual problema sua organização resolve?
- Qual público a sua organização atende?
- Se a sua organização fosse uma pessoa, como ela seria? (características físicas e comportamentais)
- Por que motivo você permanece na organização? O que faz seu coração bater mais forte?
4) Introduza a diferença entre missão e visão:
para facilitar as trocas, é importante explicar de forma leve e didática a diferença entre os termos. Para isso, preparamos um resumo prático que fomenta o que trouxemos acima:

5) Inicie as discussões sobre a missão e a missão: nesta etapa da conversa evite limitar a discussão. Quanto mais livre ela for, mais percepções você terá e mais rico será o resultado.
Para construir sua missão, você e os participantes podem se guiar por estas perguntas:
- O que sua organização faz
– Qual é a sua atividade principal? Produto, serviço ou causa? - Para quem você faz isso
– Quem é seu público-alvo, cliente, beneficiário ou comunidade atendida? - Como você faz
– Quais são seus diferenciais, metodologias, princípios ou abordagens? - Por que você faz isso (propósito)
– Qual é a motivação central por trás do seu trabalho?
Já para construir a visão, utilizem as perguntas abaixo:
- O que você quer alcançar no futuro
– Onde sua organização quer estar em 5, 10, 20 anos? - Que impacto quer gerar
– Que transformação você quer promover na sociedade, no mercado ou na sua comunidade? - Qual o tamanho da sua ambição
– Quer crescer? Ser referência? Expandir para outros lugares? Inovar? - Quais valores você quer manter nessa jornada
– Mesmo crescendo ou mudando, o que é inegociável?
6) Sintetize suas anotações e crie as frases finais:
após as discussões serem finalizadas, você vai separar um tempo de qualidade para sintetizar sua missão e visão em frases simples, que se conectem com as discussões. Para criar a missão lembre-se que a missão deve ser clara, prática e inspiradora, mas não exageradamente poética. Já a visão pode (e deve) ser ambiciosa, mas precisa ser plausível e alinhada com seus valores.
Com esse passo a passo você poderá criar os pilares que nortearão de forma mais direta e clara o futuro da sua organização. E imagina só o que ainda pode surgir por aí!
Inscreva-se na nossa Newsletter
Últimas publicações

Participe do nosso grupo no WhatsApp para receber nossos conteúdos em primeira mão