Daiany França Saldanha, Cearense inquieta, empreendedora por natureza, professora por formação, ongueira por vocação, pesquisadora em construção e responsável pelo editorial do Portal do Impacto.
Empreendedores de ONGs: vocês não estão sozinhos
Pesquisa publicada pela Phomenta em abril do ano passado, para observar a saúde mental dos gestores de ONGs, revelou que 98% dos respondentes desencadeiam sintomas físicos e mentais no trabalho. Entre os sintomas, foi possível identificar cansaço físico e mental, insônia, dores no corpo e ansiedade. Dores de cabeça, irritabilidade, agitação, desânimo e estresse também foram mencionados por grande parte dos participantes. A pesquisa foi realizada com 62 gestores, sendo que 51 deles estavam em posição de liderança.
Não é nenhuma novidade que manter uma boa saúde mental tem sido um grande desafio nesses tempos de pandemia. De acordo com pesquisa do Instituto Ipsos, encomendada pelo Fórum Econômico Mundial e divulgada recentemente pela BBC News Brasil, 53% dos brasileiros declararam que seu bem-estar mental piorou um pouco ou muito no último ano. Essa porcentagem só é maior em quatro países: Itália (54%), Hungria (56%), Chile (56%) e Turquia (61%).
Considerando essas e outras evidências, o Portal do Impacto e a Phomenta gostariam de dizer aos empreendedores de ONGs que vocês não estão sozinhos! Contem com a gente para receber dicas e cuidados com a saúde mental.
No Portal do Impacto, temos uma seção inteira dedicada ao tema da saúde mental, com destaque aos seguintes conteúdos:
- Saúde Mental e os Desafios da Atualidade
- 6 conteúdos sobre Saúde Mental que podem te ajudar
- Cuidando de nós para cuidar dos outros
- Saúde mental em tempos de crise
No início do mês, lançamos o
Manifesto do Bem-estar dos Empreendedores das ONGs, inspirado no artigo da Lorraine Twohill, Chief Marketing Officer (CMO) do Google. Twohill comenta 5 lições duradouras que a multinacional aprendeu com a pandemia. Nosso manifesto contou com a participação da equipe da Phomenta, que preparou uma série de vídeos com situações do dia a dia (algumas bem engraçadas) que deveriam ser encaradas por todos com naturalidade. Para assistir, clique
aqui.
Por fim, deixamos nosso
canal de contato aberto para que vocês nos enviem suas dúvidas e pedidos relacionados ao tema da saúde mental e a qualquer outro assunto do universo das ONGs.
Compartilhe este texto e os demais conteúdos do Portal do Impacto com seus colegas de organização e amigos. Dividir conhecimento faz bem e ajuda a todos a evoluir.
Inscreva-se na nossa Newsletter
Últimas publicações
Participe do nosso grupo no WhatsApp para receber nossos conteúdos em primeira mão