A revolução industrial foi um marco na história da humanidade em diversos aspectos. Uma das características mais relevantes desse período, foi o movimento de novos processos de fabricação e industrialização que seguiram em ritmo acelerado (e assim segue até os dias atuais). Também com ela, novas tecnologias surgiram e foram inseridas em nosso cotidiano.
Como resultado, a tecnologia contribuiu significativamente para o impacto negativo no meio ambiente, principalmente quando se trata do uso indevido e a destruição de recursos naturais.
É certo que a evolução do mundo faz com que ele esteja sendo muito mais explorado, mas, nem tudo é ruim quando se pensa em evolução.
Cabe às empresas, o papel de elaborar estratégias focadas no desenvolvimento sustentável e na preservação de recursos naturais. E a tecnologia, quando bem aplicada, se torna ferramenta fundamental para a preservação do meio ambiente.
Nem tudo está perdido! A boa notícia é que hoje existem novas tecnologias desenvolvidas para auxiliar a humanidade nessa busca do equilíbrio entre mundo desenvolvido e preservação da natureza. Ela permite abraçar o desafio do tamanho que ele é, porque ela é rápida, escalável e acessível.
As questões ambientais são muito importantes e devem ser priorizadas nas organizações. Ela pode auxiliar e ser um grande diferencial na mensuração de impactos que as boas práticas geram no meio ambiente, por exemplo.
Sendo assim, acreditamos que: sim! A tecnologia e o meio ambiente podem andar lado a lado seguindo o objetivo de garantir um planeta mais equilibrado.
Inserir hábitos sustentáveis nas organizações não deve ser, e não é, uma tarefa difícil.
A princípio, pode parecer que para inserir práticas sustentáveis nas organizações é necessário preparar uma grande revolução. Mas, a realidade pode ser bem diferente, muitos processos que já existem nas organizações podem ser otimizados para que se tornem mais sustentáveis, de maneira rápida, fácil e simples.
Por exemplo, o descarte correto dos resíduos. Este é um hábito comum para você? O impacto gerado a partir dessa prática resulta de maneira significativa no meio ambiente. São escolhas simples, mas que cooperam positivamente na saúde do nosso planeta.
Pode parecer algo pequeno, e para saber a mensuração correta e o impacto gerado, não só na sua organização, mas também no planeta, é preciso utilizar de ferramentas tecnológicas que facilitem esse processo.
E ainda é possível ir mais longe. A gama de tecnologias sustentáveis continua em expansão. A conscientização, a adesão e as soluções que contribuem para o meio ambiente também estão aumentando. Hoje, tecnologia ecologicamente correta é sinônimo de responsabilidade de marca e aumento de competitividade.
E aí, vamos juntos cuidar do nosso planeta e construir um futuro sustentável e mais saudável para as futuras gerações?