As ONGs na era do metaverso

3 de março de 2022

Este conteúdo foi produzido por Daiany França Saldanha



Metaverso é o nome usado para denominar um ambiente virtual imersivo, coletivo e hiper-realista, no qual as pessoas poderão conviver por meio de avatares customizados em 3D. Em outras palavras, é uma evolução da nossa internet atual¹.


Esta parece uma realidade distante do mundo das ONGs, concorda?


Mas esse é um fato que nós, profissionais do terceiro setor, deveríamos nos esforçar para reverter – é o que nos encoraja
esse texto², da Nonprofit Tech for Good.


A matéria diz que, nesse momento, as organizações da sociedade civil são praticamente inexistentes no metaverso, mas que
seria interessante nos aproximarmos da construção desse novo “ambiente”, pois precisamos garantir que ele seja inclusivo e que pessoas de comunidades marginalizadas assumam a liderança na sua formatação, uma vez que, em pouco tempo, o metaverso já se mostrou bastante sexista e racista.


Para Heather Mansfield, autora do texto, nos próximos anos poderão surgir ONGs no metaverso para ajudar a definir e implementar códigos de ética sobre diversos assuntos – desde os direitos humanos até seu impacto ambiental. Ela menciona que pessoas bem intencionadas do nosso setor são necessárias para explorar e fazer parte da discussão em torno do planejamento e experiência do metaverso. Você estaria disposto(a) a fazer parte disso?


No texto, também são apresentadas outras possibilidades para as ONGs. Segundo Mansfield, no nível mais básico,
veremos outdoors no metaverso que anunciam causas sociais e ações como pedidos de doações de criptomoedas e vendas e compras de NFTs – tokens não fungível, na tradução para o português (veja aqui o que são e como funcionam os NFTs) –, com lucros revertidos para o social. Será possível ver eventos em grande escala, como campanhas beneficentes de captação de recursos e maratonas sociais. Os profissionais do terceiro setor também poderão ter seus locais de trabalho no metaverso (qual seria seu avatar? rs).


Para começar a entender o que é o metaverso, a recomendação mais simples é estudar sobre o assunto. Seja curioso(a). Compreender o que são as criptomoedas, NFTs, tecnologia de realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR) é um bom ponto de partida. Você também pode estudar exemplos de ONGs que já estão investindo nesse tipo de tecnologia. Separei alguns casos abaixo. Depois disso, você poderá refletir um pouco mais: esse universo faria sentido para a realidade da sua ONG? 


Exemplos:

  1. Doações de criptomoedas para Ucrânia já passam de US$ 20 milhões;
  2. Plataforma de financiamento Orica faz parceria com ONGs para usar NFTs com a finalidade de construir uma escola em Uganda;
  3. Brasileira Pampili vai leiloar tênis em NFT para ajudar ONG que cuida da saúde mental de crianças e adolescentes;
  4. Instituições de caridade que aceitam doações de Bitcoin em 2022.



Daiany França

Daiany França Saldanha é responsável pelo editorial do Portal do Impacto.


Inscreva-se na nossa Newsletter

Últimas publicações

Por Mariana Moraes 11 de dezembro de 2025
Antes de definir metas ou pensar nos posts do ano, olhe para dentro da sua organização. Saiba aqui o que se perguntar antes de montar seu planejamento estratégico.
Por Instituto Phomenta 2 de dezembro de 2025
Este é o primeiro de cinco artigos da série intitulada Vozes dos Territórios: uma jornada decolonial na Filantropia Brasileira. A série dedica-se a compartilhar com o ecossistema de impacto as experiências e aprendizados na construção da Comunidade Territórios do Amanhã - uma iniciativa Próspera Social, com realização do Instituto Phomenta. 
Por Agnes Santos 17 de novembro de 2025
Descubra por que encontros presenciais fortalecem sua ONG e aprenda a organizá-los de forma estratégica e eficiente.
Por Maria Cecilia Prates 28 de outubro de 2025
Nem tudo que é medido gera impacto real. Este artigo reflete sobre os riscos da obsessão por métricas no Terceiro Setor e como o foco excessivo em números pode distorcer o verdadeiro propósito social das organizações.
Por Rosana Meneses 16 de outubro de 2025
Entre metas, editais e sobrecarga, muitas gestoras do Terceiro Setor vivem o desafio de fazer tudo sozinhas. Neste relato,você verá lições práticas sobre como equilibrar a gestão de projetos e a captação de recursos sem perder a saúde, nem o propósito.
Por Fernando Porto 13 de outubro de 2025
Aprenda como usar o storytelling para engajar e inspirar. Descubra como ONGs podem criar narrativas autênticas que despertam empatia, fortalecem vínculos e mobilizam doadores.
mostrar mais

Participe do nosso grupo no WhatsApp para receber nossos conteúdos em primeira mão

Entrar para o grupo