Bem-estar no terceiro setor: coluna nova no Portal do Impacto!

27 de outubro de 2022

Este conteúdo foi produzido por Sara Dias

Olá! A partir deste mês, teremos uma nova coluna aqui no Portal do Impacto. Eu, Sara Dias, vou conversar com você sobre bem-estar no terceiro setor. E, como pontapé inicial, te convido para refletirmos sobre o assunto “feedback”.


Vem comigo!


Fechamentos de ciclos, de etapas ou de períodos, quando bem planejados e realizados de forma clara e coesa, podem provocar ganhos imensuráveis no engajamento e  alinhamento de objetivos das equipes de trabalho no terceiro setor ou em qualquer empresa.


É certo que o fim do ano se aproxima e com a avalanche de atividades que vem com ele (relatórios, apresentações, eventos) muitas vezes, realizar um encerrar de ciclo sóbrio e construtivo, se torna tarefa quase impossível. Por isso a necessidade e a importância desse momento ser planejado com antecedência.


Inúmeras metodologias podem ser escolhidas para esse momento como, por exemplo, as conhecidas reuniões de confraternização, que dependendo do vínculo da equipe podem proporcionar um momento de descompressão e descontração. 


Há também alternativas mais sistemáticas como as avaliações de desempenho, de equipe, do líder e a 360º, que podem finalizar as atividades anuais com uma nova perspectiva.


A avaliação de desempenho, é uma das formas de oferecer um feedback individualizado, que permite uma conversa franca sobre os pontos positivos alcançados no ano e lançando um olhar sobre o futuro, para que os pontos fracos sejam desenvolvidos.


Já a avaliação de equipe, do líder e a 360° (onde todos os colaboradores são avaliados por si mesmo, por seus líderes e por seus pares), oferecem dados para que a melhoria, tão buscada o ano todo, tenha a participação efetiva de todos os envolvidos na instituição.


Outra forma de reconhecimento das entregas anuais, como as bonificações financeiras e promoções, também podem ser acrescentadas a esses momentos, sempre cuidando para que os colaboradores sejam ouvidos e as ideias de "presentes" façam sentido.


O clima de natal e ano novo, tradicionalmente, chega imbuído de uma necessidade pessoal de autoanálise e definição de novas metas. Este fator pode ser aproveitado pelos gestores, para investirem em valorização e reconhecimento de seus grupos de trabalho, dando oportunidade para uma colheita de gratidão, autoestima e orgulho em fazer parte, ao contrário de um sentimento de exaustão e esgotamento, também característicos dessa época do ano.


Parece que não, mas estamos a alguns dias do final do ano. Vamos planejar?


Sara Dias é Profª Mestra em Artes da Cena pela UNICAMP e Instrutora de Yoga, atua como educadora social desde 2006 e atualmente desenvolve projetos relacionados ao bem-estar no terceiro setor. 


Contato: saradias.ds@gmail.com 


Inscreva-se na nossa Newsletter

Últimas publicações

Por Mariana Moraes 11 de dezembro de 2025
Antes de definir metas ou pensar nos posts do ano, olhe para dentro da sua organização. Saiba aqui o que se perguntar antes de montar seu planejamento estratégico.
Por Instituto Phomenta 2 de dezembro de 2025
Este é o primeiro de cinco artigos da série intitulada Vozes dos Territórios: uma jornada decolonial na Filantropia Brasileira. A série dedica-se a compartilhar com o ecossistema de impacto as experiências e aprendizados na construção da Comunidade Territórios do Amanhã - uma iniciativa Próspera Social, com realização do Instituto Phomenta. 
Por Agnes Santos 17 de novembro de 2025
Descubra por que encontros presenciais fortalecem sua ONG e aprenda a organizá-los de forma estratégica e eficiente.
Por Maria Cecilia Prates 28 de outubro de 2025
Nem tudo que é medido gera impacto real. Este artigo reflete sobre os riscos da obsessão por métricas no Terceiro Setor e como o foco excessivo em números pode distorcer o verdadeiro propósito social das organizações.
Por Rosana Meneses 16 de outubro de 2025
Entre metas, editais e sobrecarga, muitas gestoras do Terceiro Setor vivem o desafio de fazer tudo sozinhas. Neste relato,você verá lições práticas sobre como equilibrar a gestão de projetos e a captação de recursos sem perder a saúde, nem o propósito.
Por Fernando Porto 13 de outubro de 2025
Aprenda como usar o storytelling para engajar e inspirar. Descubra como ONGs podem criar narrativas autênticas que despertam empatia, fortalecem vínculos e mobilizam doadores.
mostrar mais

Participe do nosso grupo no WhatsApp para receber nossos conteúdos em primeira mão

Entrar para o grupo