Por que a sua ONG deveria saber mais sobre marketing de causa?

22 de abril de 2021

Este conteúdo foi produzido por Arredondar

Captaçao de Recursos

Você já deve ter ouvido falar de marketing de causa. Ou marketing relacionado à causa. E até marketing social. O termo não é novo. 


Passa a ser usado massivamente em 2018-2019. Um período decisivo para o posicionamento de marca reforçando responsabilidade social, em resposta à demanda para que empresas ajudem a gerar impacto positivo para a sociedade.


Mas o que a sua ONG tem a ver com isso?

Marketing social ou relacionado à causa não é um conceito negativo. Está relacionado a construir uma ação ou posicionar-se em relação a causas, apresentando como ela pode contribuir para gerar impacto positivo e soluções como valor da empresa. 


Podem ser considerados marketing social: campanhas de venda que revertem a renda para apoiar projetos sociais, estimulam clientes a doar. Ou ainda, quando cada compra ou doação do consumidor gera doação da empresa (matchfunding).


A marca fala para muita gente e consegue ter um papel relevante para mobilizar pessoas. Mas a grande pergunta, para as empresas, é: como: não soar oportunista, marketeiro? 


O Movimento Arredondar lançou um ebook para empresas sobre estratégias de posicionamento socioambiental coerentes, a partir da experiência Arredondar apoiando a comunicação da parceria com empresas varejistas em prol de causas; e também em projetos especiais, co-criando
campanhas como a Atitudes do Bem, da Malwee.


Falamos sobre o perfil de consumidor mais engajado, destacamos termos da vez como
socialwashing e greenwashing; e compartilhamos dicas redondas para falar sobre como comunicar causas. 


Marketing de causa e o terceiro setor


A primeira coisa que você precisa saber é que essas campanhas e ações precisam criar um vínculo com as pessoas, envolver. E não tem uma ou duas fórmulas para fazer isso. Mas um consenso é que elas precisam dar voz, gerar visibilidade para as ONGs apoiadas: quem são, o que fazem, o que tem a dizer.


Acreditamos que podemos ter um papel decisivo nesse movimento de apoio a causas e ONGs. Chamar atenção para o problema, apresentar dados para provocar reflexão, contar histórias de impacto que traduzem o potencial da sua ONG em transformar realidades. Essa é uma forma de estabelecer uma conexão realista, que pode fazer diferença para o público.


Além de captar recursos, uma campanha relacionada à causa é um canal valioso para falar com mais pessoas e divulgar o seu trabalho. Torna-se uma ferramenta de divulgação, do início até a pós-comunicação, quando a marca conta para o público o que foi ou o que vai ser feito com as doações arrecadadas. 


Convidamos você a ler o ebook Empresas e propósito: Comunicando Causas e refletir como a sua organização pode fortalecer esse movimento e utilizar esse canal da melhor forma.

Baixar o E-Book

Inscreva-se na nossa Newsletter

Últimas publicações

Por Mariana Moraes 11 de dezembro de 2025
Antes de definir metas ou pensar nos posts do ano, olhe para dentro da sua organização. Saiba aqui o que se perguntar antes de montar seu planejamento estratégico.
Por Instituto Phomenta 2 de dezembro de 2025
Este é o primeiro de cinco artigos da série intitulada Vozes dos Territórios: uma jornada decolonial na Filantropia Brasileira. A série dedica-se a compartilhar com o ecossistema de impacto as experiências e aprendizados na construção da Comunidade Territórios do Amanhã - uma iniciativa Próspera Social, com realização do Instituto Phomenta. 
Por Agnes Santos 17 de novembro de 2025
Descubra por que encontros presenciais fortalecem sua ONG e aprenda a organizá-los de forma estratégica e eficiente.
Por Maria Cecilia Prates 28 de outubro de 2025
Nem tudo que é medido gera impacto real. Este artigo reflete sobre os riscos da obsessão por métricas no Terceiro Setor e como o foco excessivo em números pode distorcer o verdadeiro propósito social das organizações.
Por Rosana Meneses 16 de outubro de 2025
Entre metas, editais e sobrecarga, muitas gestoras do Terceiro Setor vivem o desafio de fazer tudo sozinhas. Neste relato,você verá lições práticas sobre como equilibrar a gestão de projetos e a captação de recursos sem perder a saúde, nem o propósito.
Por Fernando Porto 13 de outubro de 2025
Aprenda como usar o storytelling para engajar e inspirar. Descubra como ONGs podem criar narrativas autênticas que despertam empatia, fortalecem vínculos e mobilizam doadores.
mostrar mais

Participe do nosso grupo no WhatsApp para receber nossos conteúdos em primeira mão

Entrar para o grupo