Marketing social ou relacionado à causa não é um conceito negativo. Está relacionado a construir uma ação ou posicionar-se em relação a causas, apresentando como ela pode contribuir para gerar impacto positivo e soluções como valor da empresa.
Podem ser considerados marketing social: campanhas de venda que revertem a renda para apoiar projetos sociais, estimulam clientes a doar. Ou ainda, quando cada compra ou doação do consumidor gera doação da empresa (matchfunding).
A marca fala para muita gente e consegue ter um papel relevante para mobilizar pessoas. Mas a grande pergunta, para as empresas, é: como: não soar oportunista, marketeiro?
O Movimento Arredondar lançou um ebook para empresas sobre estratégias de posicionamento socioambiental coerentes, a partir da experiência Arredondar apoiando a comunicação da parceria com empresas varejistas em prol de causas; e também em projetos especiais, co-criando
campanhas como a Atitudes do Bem, da Malwee.
Falamos sobre o perfil de consumidor mais engajado, destacamos termos da vez como
socialwashing e
greenwashing; e compartilhamos dicas redondas para falar sobre como comunicar causas.
Marketing de causa e o terceiro setor
A primeira coisa que você precisa saber é que essas campanhas e ações precisam criar um vínculo com as pessoas, envolver. E não tem uma ou duas fórmulas para fazer isso. Mas um consenso é que elas precisam dar voz, gerar visibilidade para as ONGs apoiadas: quem são, o que fazem, o que tem a dizer.
Acreditamos que podemos ter um papel decisivo nesse movimento de apoio a causas e ONGs. Chamar atenção para o problema, apresentar dados para provocar reflexão, contar histórias de impacto que traduzem o potencial da sua ONG em transformar realidades. Essa é uma forma de estabelecer uma conexão realista, que pode fazer diferença para o público.
Além de captar recursos, uma campanha relacionada à causa é um canal valioso para falar com mais pessoas e divulgar o seu trabalho. Torna-se uma ferramenta de divulgação, do início até a pós-comunicação, quando a marca conta para o público o que foi ou o que vai ser feito com as doações arrecadadas.
Convidamos você a ler o ebook
Empresas e propósito: Comunicando Causas e refletir como a sua organização pode fortalecer esse movimento e utilizar esse canal da melhor forma.