Tendências e oportunidades para a retomada das ONGs em 2022
Reunimos os aprendizados e os desafios que ganharam relevância este ano e listamos três tendências e oportunidades para a retomada das organizações da sociedade civil em 2022.
1. Os eventos presenciais estão de volta!
Historicamente, os eventos presenciais sempre foram uma boa estratégia de receita para as ONGs, que passaram por dificuldades para se adaptar ao mundo online entre 2020 e 2021. A primeira tendência que destacamos aqui é: todo mundo estará animado para encontrar as pessoas fisicamente, então os eventos presenciais voltarão a ser uma grande oportunidade de geração de receita para sua organização. É hora de tirar a poeira daquele evento beneficente e arrasar na captação!
2. Planejamentos para o curto prazo
Ainda que esta seja uma fase bastante otimista, com a retomada de quase 100% daquilo que conhecemos como normal, ainda não dá para dizer que a pandemia acabou! Por isso, planejamentos para o curto prazo seguem sendo necessários. Por algum tempo, os gestores ainda terão de se perguntar: “e se a gente precisar fazer quarentena de novo?”. Uma boa recomendação é elaborar planos trimestrais, de maneira que a organização tenha mais confiança para a realização de suas atividades.
3. Cuidados com a saúde mental
É importante que as ONGs sejam exemplo no cuidado da saúde mental de seus funcionários e voluntários. Incentivar a boa alimentação, o descanso e a prática de atividade física regular parece um bom começo. Evitar excesso de reuniões e informações também é algo que as organizações podem fazer. Somos todos seres humanos, repletos de emoções e sentimentos; por isso, respeitar as individualidades e as diferenças e evitar julgamentos são ações necessárias. Não é fácil, mas com treino e intencionalidade tudo é possível.
Curtiu este conteúdo? Continue navegando no
Portal do Impacto!
Daiany França Saldanha é responsável pelo editorial do Portal do Impacto.
Inscreva-se na nossa Newsletter
Últimas publicações
Participe do nosso grupo no WhatsApp para receber nossos conteúdos em primeira mão